quinta-feira, 16 de junho de 2016

AMAI-V0S UNS AOS OUTROS

Amai-vos uns aos outros
Revista Série Serviço Cristão
O amor é o combustível que alimenta a alma humana. Nascemos para amar e ser amados. Não apenas no sentido romântico, pois existem basicamente três tipos de amor:
1 -Amor filo – é o amor fraterno, relacionado à família e aos amigos. A pessoa retribui o amor na medida de amor que recebe.
2 -Amor Eros – é o amor erótico. Esse tipo de amor pode até incluir algum sentimento verdadeiro, mas é, basicamente, atração física, desejo sexual e expectativa de satisfação pessoal. O eros apresenta-se como amor pelo outro mas é amor por si próprio.

3 -Amor ágape – é o amor de Deus, sacrificial e doador.  É incondicional, não está dependente de uma resposta positiva. Esse amor é possível de ser expressado entre as pessoas também, desde que decidam amar incondicionalmente. Esse amor é o mais puro...Mesmo que as pessoas errem, continuemos amando-as, pois o que nos desagrada são as suas atitudes, porém o nosso amor por elas deve permanecer inabalável.
“Novo  mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outrosJo 13:34
·         -O que separa uns dos outros:
·         Vamos analisar aqui meus irmãos.
o   As guerras, crimes, violências, ofensas, é tão fácil ofender alguém, machucar o outro seja com palavras certas atitudes, traições, inveja, cobiça, egoísmo, preconceito, etc...
·        Estes comportamentos degradantes, é o resultado da ausência de Deus no coração humano, Deus é amor.
·        A convivência entre os seres humanos não é nada fácil. Cada dia mais as pessoas estão pensando em si.
·        A 1ª família teve dificuldades de relacionamento, lá atrás, desde o começo.
o   Caim matou seu irmão, Abel.
·        Se é tão difícil assim, como cumprir o mandamento do Senhor “que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei”?
·        Para cumprir este mandamento, é preciso ter sido lavado e remido pelo sangue de Jesus Cristo e regenerado pelo ES.
·        O amor recíproco é uma necessidade vital para todos nós e também um desafio constante.
 Amar uns aos outros, uma necessidade vital
·        Amar ao próximo é vital para o discípulo de Jesus. Você se considera um discípulo de Jesus¿
“Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amos uns aos outros”. (Jo. 13:35)
·        A quem devemos amar?
·         Jesus, após a ceia (um momento de comunhão), lavou os pés dos discípulos. Ele lavou os pés de TODOS os discípulos. Um por um. Vale FRISAR que, nesse ato de amor, Ele já sabia quem iria traí-lo. E demonstrou isso dizendo: "Vós estais limpos, mas nem todos".
·        Ele estava se referindo a Judas Iscariotes. Ele lavou os pés dos discípulos que, surpreendidos com tal atitude de amor.
·        Este amor que Jesus fala não é amor por emoção, de sentimento, carnal, e sim o amor que mostra atitude, que faz algo de bom pelo próximo, é o amor divino e não humano. Só o verdadeiro discípulo de Jesus pode sentir este amor. Volto a perguntar você se considera um discípulo de Jesus¿
·        Aquele a quem devo amar pode estar:
o   SLIDE 5
o   -sentado ao meu lado na igreja
o   caído na calçada, fora da igreja
o   dentro da minha casa
o   na casa do meu vizinho
o   pode estar comigo
o   ou estar sozinho.

O PRECONCEITO                                       O AMOR
SEPARA AS PESSOAS;                               AS APROXIMA
FERE                                                 CURA
·        Nós recebemos o “ministério da reconciliação” para derrubarmos, por meio do amor, todo e qualquer tipo de preconceito.
o   2Co 5:18 Mas todas as coisas provêm de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação;
Amar uns aos outros, uma necessidade vital
II Amar uns aos outros, um desafio constante
·        Para os que sofrem com a indiferença do mundo moderno, eles buscam:
o   Ajuda e apoio
o   Amizades sinceras, saudáveis, equilibradas e discretas.
·        Se a igreja não for um ambiente de amor recíproco, correm o risco de:
o   Encontrar um ambiente de solidão, indiferença, hipocrisia, egoísmo, intolerância, aspereza, inveja, amargura, maledicência, etc...
·        Jesus fez desse mandamento um desafio para sua igreja, a fim de manifestarmos publicamente nossa fé.
o   “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amos uns aos outros”. (Jo. 13:35)
·        Somos frutos do amor e feitos para amar sem distinção.
·        Solidão e egoísmo não fazem parte dessa “nova natureza” que recebemos do Pai.
·        Se recebemos a capacidade de amar, foi para que “nos amemos uns aos outros”.
o   Esse é nosso desafio, essa é nossa vocação, para isto fomos chamados.

Amar uns aos outros, um desafio constante
III Amar uns aos outros, uma bênção inestimável
·        Amar uns aos outros é um desafio
·        Mas traz muitos benefícios para a vida daqueles que o praticam
Rm 12:4-5 Pois assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma função, assim nós, embora muitos, somos um só corpo em Cristo, e individualmente uns dos outros.
·        O amor recíproco nos estimula a viver uns em favor dos outros, assim como o corpo sempre age para beneficiar outros.
·        Como posso estar bem com Deus e comigo, se fecho os olhos para meu irmão, DIGO QUE AMO, MAS NÃO SUPORTO NEM OLHAR PARA O MEU IRMÃO?
·        O amor que se manifesta em meu coração. Esse amor puro e verdadeiro derramado do céu sobre minha vida, deve eliminar todo o individualismo e egoísmo, a fim de que o meu testemunho glorifique o Santo nome de Deus.
RESUMO
·        Como podemos demonstrar esse amor fraternal?
o   Agindo com generosidade - Socorrendo e servindo o próximo - Trazendo encorajamento  - Sendo prestativos - Dispondo-se a servir - Demonstrando sensibilidade - Dando bons conselhos . Devemos olhar as pessoas com os olhos da fé, não com o julgamento superficial dos sentimentos - Temos que olhar as pessoas com discernimento, ajudados pelo Espírito Santo, para entendermos a pessoa como ela é, evitando assim, fazer juízo errado, achar que o meu próximo tem que ser perfeito – Não pode errar. Fazer o bem sem esperar algo em troca.
 o   Temos que olhar as pessoas com o olhar do coração
§  Alguém por quem Cristo morreu; Alguém que é amado por Deus; Alguém a quem devemos amar
o   “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros”. (Jo. 13:35)

Temos que ser um..

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...