segunda-feira, 24 de março de 2014

A SEDUÇÃO DAS HERESIAS CONTINUA SENDO UM FORTE MOTIVO DO AFASTAMENTO DE CRENTES.




A caminho de Jerusalém, antevendo prisões e sofrimento, o apóstolo Paulo encontrou-se com os líderes da Igreja de Éfeso e, entre outras coisas, ele disse saber que depois de sua partida, lobos ferozes entrariam no meio do rebanho (At 20:29-32): “E dentre vocês mesmos se levantarão homens que torcerão a verdade, a fim de atrair os discípulos.” At 20:30. Pensando no trânsito de crentes entre igrejas e nos pecados envolvidos, as heresias sedutoras, com que Paulo lidou durante todo o seu ministério, continuam sendo um dos motivos do afastamento de crentes.
Nesse texto de Atos, quatro aspectos do afastamento estão implícitos: a ferocidade, isto é, a ganância de líderes que querem tirar as ovelhas; o fato de tais líderes se levantarem no meio dos outros, dificultando sua identificação; o torcerem verdade para torná-la atraente; a fraqueza dos crentes que se deixam seduzir. No final do ministério de Paulo, esses lobos ferozes causaram tanta destruição que ele escreveu a Timóteo na iminência de sua morte dizendo: “Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram” 2Tm 1:15. O contexto e o próprio termo que usou indicam que o afastamento não foi apenas da pessoa de Paulo mas também do Evangelho que ele ensinou.
“Por isso vigiem”, Paulo recomendou o modo de se evitar um ataque certo – antes de tudo, a vigilância piedosa da liderança ao confrontar heresias, e dos crentes, eu diria, para se deixarem seduzir; “Agora, eu os entrego a Deus”, ou seja, a confiança de que Deus mesmo zela por sua Igreja; “e à palavra da sua graça” que pode edificar e santificar um crente ao ponto de ele resistir ao chamado dos lobos. Com o crescimento da Igreja Brasileira, heresias sem conta nos atingiram, e tornou-se muito comum os crentes transitarem de uma igreja para outra em busca de um ensino mais interessante do ponto de vista de seus interesses carnais.
Se você é um desses crentes que ouviu de um pregador eloquente, que leu em um livro envolvente, coisas que não se dizia em sua igreja; se essas coisas parecem mais interessantes, mais cativantes, e até mais lógicas ou coerentes, cuidado! Pode ser que os lobos estejam alcançando você, para arrastar sua vida à destruição. Nesse caso, faço a você o mesmo apelo que Paulo fez a Timóteo: não se envergonhe dos líderes que são prisioneiros de Cristo, nem do Evangelho deles, ainda que não se pareça tão bonito ou vitorioso ou sensato como o dos que torcem a verdade. Permaneça em sua igreja.
José Bernardo é pastor, pesquisador, escritor, estrategista de evangelização e conferencista. Fundou e preside a agência missionária de mobilização evangelística AMME Evangelizar.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...