segunda-feira, 14 de outubro de 2013

VOCÊ SABE O SIGNIFICADO DO CULTO?

Segundo o dicionário “Globo”, culto significa: homenagem que se presta à divindade; adoração; veneração.
Na prática cristã, culto é o encontro do homem com Deus, que pode ser individual ou coletivo. É a apresentação dos nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, nosso culto racional (Rm 12:1 ; I Pe 2:5). O culto foi praticado, pela primeira vez, pelo homem no jardim do Éden, onde Adão e Eva desfrutavam de momentos diários com Deus.
O principal propósito de todos os que comparecem ao templo deve ser “prestar culto” a Deus, ou seja, adorá-lo. É no momento em que nos encontramos com ele que demonstramos nosso amor e compromisso, nos fortalecemos como corpo de Cristo, nos sujeitamos aos ensinos da sua Palavra, somos tratados por ele e proclamamos o evangelho do Reino.
É importante destacar que o culto (adoração) é prestado a Deus em todos os aspectos e serve para edificação do corpo (congregação). A Palavra nos mostra que, de Gênesis a Apocalipse, a centralidade do culto é sempre a mesma: o Senhor, o Deus trino.
A essência do culto, em toda a Bíblia, é a mesma, o que muda é a forma de expressá-la. No Antigo Testamento, todos os atos do culto eram feitos por intermédio do sacerdote e eram necessários os sacrifícios com animais. No Novo Testamento, todo crente é semelhante a um sacerdote, que, pelo sangue de Jesus, tem livre acesso à presença de Deus, e os sacrifícios são revelados em Cristo.
Um exemplo bíblico, muito interessante, de como deve ser feito o culto é o Salmo 100. Nele o salmista incita o povo a louvar a Deus com alegria, reconhecendo que ele é bom, que só ele é Deus, nosso criador e pastor e que somos dependentes dele. Assim sendo, prestemos a Deus um culto bíblico, uma adoração pautada na Palavra, reconhecendo sua soberania. Pena que muitos vão a igreja simplesmente por ir e sai do mesmo jeito que entrou, vazio, sem sentido, nada mudou, ou estão dentro da igreja mais a cabeça está lá fora é uma pena! Outros não dão valor de está na casa de Deus, preferem estar em outros lugares, fazendo sabe se lá o que? Perdendo o privilégio da comunhão, da adoração ao Ser que lhe deu uma chance de ser realmente feliz. Tudo neste mundo é ilusão e vaidade, o que realmente faz sentido e fazer a vontade do Pai, trabalhar para Ele e viver em sua dependência.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...